Windows XP é um sistema operacional de computador pessoal produzido pela Microsoft como parte da família Windows NT de sistemas operacionais. O sistema operacional foi liberado para fabricação em 24 de agosto de 2001, e, geralmente, liberados para venda a retalho, em 25 de outubro de 2001.
Desenvolvimento da XP começou na década de 1990 como "Neptune", um sistema operacional construído sobre o kernel do Windows NT que visava especificamente para-um uso versão para o consumidor tradicional atualizada do Windows 2000 também foi originalmente planejado para o mercado empresarial. No entanto, em janeiro de 2000, ambos os projetos foram arquivados em favor de um único sistema operacional de codinome "Whistler", que serviria como uma plataforma de sistema operacional único para os mercados consumidor e de negócios. Windows XP foi um grande avanço a partir das versões baseadas em MS-DOS do Windows em segurança, estabilidade e eficiência [5], devido à sua utilização de bases do Windows NT. Ele introduziu uma interface gráfica redesenhada significativamente e foi a primeira versão do Windows para usar a ativação do produto em um esforço para reduzir a pirataria de software.
Após o seu lançamento, o Windows XP recebeu críticas positivas, com os críticos notando aumento do desempenho (especialmente em comparação com o Windows ME), uma interface de usuário mais intuitiva, melhor suporte a hardware e suas capacidades multimídia expandidas. [6] Apesar de uma má recepção pública inicial, muitas vezes centrado em restrições de apoio ao condutor e segurança, [carece de fontes?] Windows XP eventualmente provou ser popular e amplamente utilizado. Estima-se que pelo menos 400 milhões de cópias do Windows XP foram vendidos em todo o mundo em seus primeiros cinco anos de disponibilidade, [7] [8] e pelo menos um bilhão de cópias foram vendidas geral em Abril de 2014 [9]
Windows XP permaneceu popular, mesmo após o lançamento de versões mais recentes, particularmente devido à liberação mal recebido de seu sucessor Windows Vista. 2.009 sucessor do Vista, o Windows 7, vai ultrapassar XP em participação de mercado total até o final de 2011 as vendas do Windows XP licencia para fabricantes de equipamentos originais (OEMs) deixou em 30 de junho de 2008, mas continuou para netbooks até Outubro de 2010 O suporte estendido para Windows XP terminou em 08 abril de 2014, após o qual o sistema operacional parou de receber novas atualizações de suporte ou de segurança para a maioria dos usuários. O fim iminente de apoio foi um motivo de preocupação entre as empresas e os governos, devido ao grande contingente de usuários do Windows XP em vários segmentos de mercado influenciadas pela má recepção do Vista, incluindo ambientes corporativos, e na China, onde havia o temor de que o fim apoio abasteceria a pirataria das versões mais recentes do Windows.
Tamanho:667.38 MB
0 comentários:
Postar um comentário